26 outubro 2013

Quem é você, Alasca?

"...Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

Título Original: Looking For Alaska | Autor: John Green | ISBN: 978-85-7827-342-2 

Post e resenha dedicados a uma das minhas melhores amigas e parceira de leitura, Vivian. Obrigada por ter me emprestado o livro! :)

Oi gente! Bom, aqui estou eu com a primeira resenha do BaL! Escolhi o livro que eu li por último, que é (obviamente) Quem é você, Alasca? Além do livro ser de John Green (queridinho de uns e não tão querido por outros), as resenhas sobre o livro tem sido bastante contrárias de um leitor para outro. Aqui vai a minha opinião: 

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Minha opinião: Li ''Quem é você, Alasca?'' no intervalo entre um livro, só pra soltar um pouco mais. A verdade é que eu não consegui mais largar dele. O tempo de leitura foi na média, um dia e algumas horas, a leitura fluiu bacana e a narrativa é bem legal. Ele é escrito em duas partes: O antes e o depois. Antes de quê e depois de quê, vocês só vão descobrir lendo (sem spoilers). Para mim, só ocorreu um problema (dos grandes!): Eu não suportei a parte do Depois, achei lenta e não fluiu, e só li até o fim pra ver se eu realmente não perdia nada de importante.




Sobre os personagens: Meu personagem preferido foi, de longe, Chip Martin aka Coronel. Pra mim, foi um dos personagens que salvou o enredo, já que eu não gostei nem um pouquinho da Alasca e achei o Miles, vulgo Gordo, um personagem meio mole, sem cara de protagonista. Fora eles, tem mais dois amigos, o Takumi, um japonês que é, segundo eles, o melhor rapper do Alabama e a Lara, que acaba tendo um laço afetivo com o Miles.

Então pra mim, o livro foi legalzinho, daqueles que você lê, ri em algumas partes e fica triste em outras, acaba e devolve pra estante. Esse foi o primeiro romance do John Green e o terceiro livro que li dele (já li ACEDE e TK). Achei que, depois desse livro o estilo dele ficou bem nítido e é quase impossível de não reconhecer, sendo que a maioria dos livros do John Green são algo que era pra ser diferente mas acabou se tornando um clichê. Minha nota pra ele no Skoob (me adicionem!) foi 3.

Então é isso, galera! Espero que vocês tenham gostado e me perdoem se não tiverem gostado. Ainda sou nova nesse negócio de resenhas então posso ir melhorando com o tempo. Deixem seus comentários aqui embaixo e obrigada por terem lido!
Vida longa e próspera!
Cams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário